População exige reabertura da Esquadra da PSP de Carnide

in Expresso do Oriente
19 de Fevereiro de 2020
População exige reabertura da Esquadra da PSP de Carnide

A população de Carnide concentrou-se às portas da Esquadra n.o 42 da PSP para exigir a sua reabertura e passar uma mensagem de união em torno desse objectivo.

Convocada pela Junta de Freguesia de Carnide, a concentração reuniu mais de duas centenas de pessoas a partir das 18h30, a grande maioria simbolicamente equipada com coletes reflectores e capacetes.

Também não faltaram pás... o objectivo: mostrar ao Governo que a população está pronta para fazer as obras necessárias para que a esquadra volte a funcionar. Aos jornalistas, o presidente da autarquia local, Fábio Sousa, lembrou a petição com mais de 4000 assinaturas que deu entrada na Assembleia da República, colocando o tema na agenda e no debate parlamentar e reiterou a posição do executivo da junta: “Não defendemos a agregação das esquadras, mas o trabalho e o policiamento de proximidade. Achamos que a solução dos problemas deve ser sempre encontrada envolvendo as entidades locais: a junta de freguesia, a população, as associações de moradores, as empresas, etc. Estamos aqui para mostrar que não desistimos até vermos a esquadra reaberta”.

O autarca recordou ainda que foi aprovada por unanimidade em reunião de Câmara uma moção apresentada pelo PCP que previa a abertura imediata da Esquadra de Carnide, envolvendo portanto todas as forças políticas. Prova dessa transversalidade partidária, foi a presença dos eleitos pelos vários partidos na concentração.

A esquadra foi encerrada a 16 de Outubro de 2019, na sequência de um relatório da delegada de saúde onde era apontada a falta de condições de higiene e de saneamento. Era, na altura, o local de trabalho de 70 agentes da PSP.

“Devia ser o Ministério da Administração Interna, mas até estamos na disposição de sermos nós a fazer as obras. É a segurança das pessoas que está em causa”, afirmou Fábio Sousa.