Centro de Saúde - População de Carnide reivindica Centro de Saúde

Maio de 2007
Centro de Saúde - População de Carnide reivindica Centro de Saúde

Cerca de 200 pessoas reivindicaram no dia 18 de Abril a construção do Centro de saúde em Carnide. Os participantes aproveitaram a visita do Presidente da República, Cavaco Silva, do Ministro da Saúde, Correia de Campos e do Ministro da Economia, Manuel Pinho, ao Hospital da Luz, inaugurado nesse dia, para exporem a sua indignação pela falta de um Centro de saúde em Carnide.

Após a entrega de um abaixo-assinado com cerca de 2.000 assinaturas ao Ministro da Saúde, Correia de Campos, este reuniu, naquele mesmo dia e nas instalações do novo hospital privado, com Paulo Quaresma, Presidente da Junta de Freguesia e com Maria Vilar, Presidente da Assembleia de Freguesia. " O ministro começou por afirmar que só hoje teve conhecimento da situação e achou justa a nossa reivindicação", revelou Paulo Quaresma no final do encontro.

Correia de Campos considera que se poderá avançar para a instalação de uma unidade de saúde familiar provisória e garantiu inscrever no próximo PIDDAC a verba para a construção do Centro no actual parque dos artistas de circo.

Os participantes aplaudiram a garantia dada pelo Ministro da Saúde. Paulo Quaresma explicou que o Centro de Saúde "é o maior desejo da população", acrescentando que espera que "as promessas não se fiquem pelas palavras e se transformem em actos ".

Paulo Quaresma salientou que " a população só tem a ganhar quando se mobiliza de forma ordeira ".

Dados apresentados pela Junta de Freguesia mostram que cerca de 7.000 carnidenses não têm médico de família. A situação é intolerável, uma vez que a freguesia já tem um terreno destinado aquele estabelecimento de saúde.

Actualmente, Carnide é servida por uma extensão do Centro de Saúde de Benfica que funciona há alguns anos em instalações pré-fabricadas. A sua localização não é a melhor em termos de acessibilidades, visto que não é servida por transportes públicos.

Manuel Sales, habitante em Carnide, adiantou que a extensão de saúde "tem bons médicos, faltam é as condições".

Moradora em Carnide, Maria Fernanda disse estar "contente" com a promessa de Correia de Campos, mas espera que ela se concretize.

"Caso a promessa não se concretize, iremos para outras lutas", disse a moradora, que está "cansada" de esperar, desde há dez anos, por um Centro de saúde "em condições".

Os habitantes da freguesia aguardam agora pelo início das obras do Centro de Saúde, há muito esperado.