NÃO AO ENCERRAMENTO DAS NOSSAS ESQUADRAS!!!

14 de Fevereiro de 2014
NÃO AO ENCERRAMENTO DAS NOSSAS ESQUADRAS!!!

O governo tem a intenção de, no mais curto espaço de tempo, proceder ao encerramento de duas das esquadras da Freguesia de Carnide (Bº. Padre Cruz e Horta Nova) e alargar a área de influência da esquadra de Carnide a toda a área das freguesias de Carnide e São Domingos de Benfica (uma área com mais de 60.000 habitantes).

A PSP tem vindo a exercer na área geográfica da freguesia de Carnide um grande trabalho de policiamento de proximidade e de combate à insegurança, apesar da falta de efetivos, meios e das más condições das esquadras. Um policiamento de proximidade que muito tem contribuído para a diminuição da criminalidade.

Não se pode aceitar que o trabalho realizado por uma esquadra seja avaliado em termos de "produtividade", pois estamos a falar de segurança e não de negócio! Mais importante do que o número de ocorrências registadas na esquadra, deve-se olhar aos índices de criminalidade e compreender as razões. Para nós o dito baixo número de ocorrências demonstra a eficácia da presença das esquadras nos bairros e da participação do seu escasso efetivo na vida quotidiana da comunidade.

A concretizarem-se tais encerramentos, a insegurança irá aumentar entre a população. Sem as duas esquadras locais, é de recear que haja mais assaltos e aumente a pequena e média criminalidade.

As duas esquadras locais são de fundamental importância para quem vive e trabalha nesta área e não é lógico o alargamento da área de intervenção da esquadra de Carnide.

Do Governo, da PSP, da Câmara Municipal e de todas as entidades que possam ter uma palavra a dizer, exige-se que seja assumido o compromisso de que todas as atuais esquadras de Carnide se vão manter ao serviço da população.

Todos temos que manifestar a nossa frontal rejeição à intenção de encerramento de qualquer esquadra.

Esta 6ª feira tem inicio a recolha de assinaturas para um abaixo-assinado sobre esta matéria. Apelas a todos que assinem e que ajudem a divulgá-lo. Solicitamos a entrega dos documentos assinados na Junta de Freguesia até ao final do mês de Fevereiro.

Apelamos ainda que cada um manifeste a sua opinião sobre este assunto enviando email para: gabinete.ministro@mai.gov.pt (Ministro da Adminstração Interna), cmlisboa@psp.pt (Comando metropolitano da PSP de Lisboa) e gab.presidente@cm-lisboa.pt (Presidente da CML), com conhecimento para anossajunta@jf-carnide.pt (Junta de Freguesia).

A Junta de Freguesia apela à toda a população para se mobilizar em torno desta luta manifestando a sua INDIGNAÇÃO!