Junta de Freguesia cria Refeitório Social

13 de Fevereiro de 2012
Junta de Freguesia cria Refeitório Social

Em tempos de fortes restrições orçamentais e que afectam directamente os rendimentos de muitos portugueses, a Junta de Freguesia demonstrou, mais uma vez, a sua capacidade criativa para desenvolver um novo programa social, desta vez destinado aos trabalhadores da autarquia.

Desde o passado dia 18 de Janeiro que os trabalhadores da Junta de Freguesia têm à sua disposição um refeitório social que providenciará refeições diárias apenas a um euro, estando a servir em média cerca de 30 refeições.

Um projecto idealizado e concretizado pelos autarcas locais que, desta forma, encontraram uma solução inovadora e praticamente auto-sustentável que vai permitir atenuar o impacto dos cortes de subsídios de férias e de Natal dos seus trabalhadores durante este e o próximo ano.

"Esta ideia surgiu uns dias depois de anunciada a intenção do Governo em cortar os subsídios de férias e de Natal dos funcionários públicos", explica Paulo Quaresma, Presidente da Junta.

Este projecto permitirá aos trabalhadores pouparem anualmente cerca de mil euros, um valor que na maior parte dos casos corresponde sensivelmente ao que será cortado nos subsídios.

Outro aspecto interessante deste projecto é o seu carácter auto-sustentável, já que não implicará custos directos para a Freguesia. Os cerca de 37 mil euros provenientes dos cortes dos subsídios dos trabalhadores da Freguesia de Carnide podem ser canalizados para iniciativas deste género, já que se trata de uma "não despesa no orçamento". Porém, existe uma outra condição imprescindível para que os valores dos subsídios retidos pelo Estado, neste caso a Freguesia, pudessem ter sido utilizados na criação do refeitório: a inexistência de dívidas a fornecedores superiores a 90 dias.

Para o novo refeitório social, a autarquia aproveitou as suas instalações instalações, tendo bastado fazer umas pequenas obras numa cozinha já existente.

Outro dos méritos deste projecto foi ter criado um posto de trabalho, o da cozinheira.

Este projecto foi noticia em alguns orgãos de comunicação social.