Dia Internacional da Mulher

8 de Março de 2013
Dia Internacional da Mulher

ACREDITE QUE A SUA PARTICIPAÇÃO FAZ SEMPRE A DIFERENÇA!!!

Cara amiga,
hoje assinala-se o Dia Internacional da Mulher.
No dia 8 de Março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Em homenagem a estas mulheres que morreram na fábrica a ONU decidiu que o 8 de Março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher".

A Junta de Freguesia de Carnide não podia deixar de voltar a assinalar a data. Fazemos questão de valorizar este dia como forma de prestar uma sentida homenagem a todas as mulheres que lutaram e que continuam a lutar pelos seus direitos.
Queremos reafirmar que as conquistas só se obtêm com a luta. Que nenhum direito, nenhum novo serviço ou equipamento, nenhuma obra nos é dada. Tudo é conquistado!
O nosso trabalho em Carnide só tem sido possível com a contribuição de muitas e muitas mulheres quase sempre no anonimato: a cozinheira da cantina da escola ou do restaurante, a costureira, a empregada de balcão, a cantoneira de limpeza, a professora, a atriz, a enfermeira, a administrativa e a médica do Centro de Saúde, a porteira, a eleita local, a doméstica, a juíza…

Acredite que a sua participação faz SEMPRE a diferença!
Que a sua participação em CARNIDE é fundamental!

Agradecer o seu trabalho em todos os momentos e em todos os lugares!
Incentivá-la a continuar a participar e a ser uma voz ativa neste “lugar único e mágico” que se chama Carnide.

Mais uma vez o nosso reconhecimento pelo seu papel nesta freguesia. Continuamos a acreditar que juntos podemos continuar a melhorar, ainda mais, a nossa freguesia.