Ep. 281 - Projecto PULSAR - Dia do Vizinho em toda a Freguesia

Ep. 281 - Projecto PULSAR - Dia do Vizinho em toda a Freguesia

VIZINHOS EM FESTA

PULSAR CENTRO HISTÓRICO

No passado dia 22 de Maio, para comemorar o Dia do Vizinho e o Dia do Abraço (por feliz coincidência), o Projecto PULSAR promovido pela Junta de Freguesia reuniu um conjunto de moradores e os parceiros na Casa do Coreto, no Centro Histórico, actual sede da Lua Cheia - Teatro para Todos, que foi a incansável anfitriã. Numa noite em que distribuíram abraços amigos, houve partilha de comes e bebes de excelente qualidade com o patrocínio cúmplice e apaladado dos vizinhos restaurantes (Adega de Carnide, Novo Horizonte, Carvoeiro de Palma, Chico do Talho, Coreto das Gravatas, Dom Henrique, D. Pingas, Miudinho, O Caravela, Paço de Carnide, Paladares Telheiras, Parreirinha, Pimenta Doce, Portas Verdes, Tó do Marisco, Welcome Índia, Xitas, 5 Elementos), além da indispensável cumplicidade da Panificadora de Carnide e da Mercearia da D. Ana para aconchegar ainda mais as conversas.

A noite fez-se curta para o animado convívio que se foi prolongando e acordando as cantigas à desgarrada. E venham mais noites destas!

PULSAR BAIRRO PADRE CRUZ

No passado dia 23 de Maio, no Bairro Padre Cruz, celebrou-se o Dia Europeu do Vizinho. Foi na praceta da Esquadra da Polícia de Segurança Pública do bairro que a Junta de Freguesia, a GEBALIS, os parceiros do Projecto PULSAR e os moradores deste bairro se uniram num dia de convívio repleto de animação e muitas actividades.

A azáfama começou bem cedo com a preparação e confecção dos alimentos, oferecidos pela Junta de Freguesia. Foram mais de 400 bifanas, acompanhadas de salada, pão (oferta da Panificadora de Carnide), sumos e sobremesas ofertados pelos parceiros e moradores.

As actividades estiveram a cargo da Azimute Radical com a dinamização de uma ponte himalaia e cama elástica, da Associação Nacional de Futebol de Rua - Bola P´ra Frente com um torneio de futebol de Rua e os seus convidados tocando Bombos, do Ginga Brasil com uma animação de percussão, da Lua Cheia com a amorosa Mirabel, da Associação Tenda com o Circo Zip, os Umbigo Companhia de Teatro com uma animação de luta contra os germes e, para fechar em grande, uma demonstração de dança e fitness com a NutriZumba.

O sucesso deste dia também se mede através do discurso de alguns moradores: "este dia fez-me recordar as antigas festas do bairro...".

PULSAR BAIRRO HORTA NOVA

O "Dia do Bairro - Vizinhos na Horta" começou no dia 19 de Maio com uma interessante jornada de trabalho com a colocação de 2 mesas e cadeiras para jogar e conviver e, também, com a limpeza das hortas pela Junta de Freguesia, entidades parceiras do Projecto PULSAR, moradores e os jovens do Projecto Upkeep.

No dia 24 de Maio, a azáfama começou muito cedo com uma grande envolvência dos parceiros, moradores, GEBALIS, crianças e jovens. Todos deram um pouco de si e todos se divertiram neste PULSAR "frenético" e solidário. Um PULSAR de portas abertas para mais partilhas... E foi também através desta dinâmica que surgiu a proposta de no dia 2 de Agosto se comemorar o Dia do Imigrante no Bairro.

Deste dia ficou o eco mais ouvido "Foi o melhor Dia do Vizinho de sempre...".

No fundo, é possível acreditar que quando se dá as mãos, fazemos acontecer...