Clube de Futebol OS UNIDOS

Desporto

Area de Intervenção
Juventude, formação infantil, desporto federado e não federado, intervenção comunitária

História
O clube de futebol Os Unidos é anterior ao Bairro do Padre Cruz. Nasceu a 1 de Junho de 1940, em outro bairro camarário da cidade, na Quinta da Calçada. Teve por fundadores Edmundo Reis, José Lima Alves e Fernando Matos Martins. Quando aquele bairro começou a ser demolido alguns moradores foram transferidos para o Bairro Padre Cruz trazendo o clube "vestido".  

O nome Unidos nasceu de uma reunião para se escolher a direcção. Uns queriam Unidos da Quinta da Calçada... mas um "rapaz" que vinha de Alcântara simpatizava com o Clube de Futebol do Belenenses sugeriu Clube de Futebol Unidos. E o símbolo ficou muito parecido ao do Belenenses. Só as cores é que são diferentes. Na Quinta da Calçada as casas também eram de lusalite mas com três cores diferentes, conforme o tipo de casa (tipo 1, 2, ou 3) - vermelho, azul e verde. E essas são as cores das camisolas do clube a que se juntou o branco que representa a própria lusalite. Dessa forma, também se conseguiu não afrontar os 3 grandes em Portugal.

O Clube de Futebol "O Unidos" está inscrito na Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio desde Junho de 1967 e na Associação de Futebol de Lisboa desde 1972. O clube focou-se muito, ou quase em exclusivo no futebol. Desde 2013 tem um protocolo com uma das Escolas Academia do Sporting, o que trouxe uma dinâmica grande ao clube.

Desde Junho de 2016, com nova Direcção, pretende desenvolver outras áreas desportivas. Está a desenvolver contactos para os poder iniciar.

A origem do Unidos é comum a muitos outros clubes desportivos locais - rapazes que gostam de jogar futebol e que queriam desafiar outros clubes de iguais vontades. Gostamos de pensar que foi, é e sempre será assim.

Responsável
Joaquim Libório - 936872042

Valências
Actividades desportivas federadas e não federadas
Formação de jogadores, mas sobretudo de pessoas.
Formação e integração de estagiários nas áreas gestão, desporto e fisioterapia
Provedor do clube
Actividades culturais

Projectos desportivos
Mais de 500 atletas de formação e competição
Mais de 20 treinadores qualificados.
Mais de 20 colaboradores, directos e indirectos.
Mais de 10 equipas em competição.
Média de 8 a 10 jogos de competição por cada fim-de-semana.
Realização de torneios na paragem dos campeonatos. 

Projectos Sociais
Ocupação tempo livres para jovens depois das aulas
Parceria com Santa Casa Misericórdia de Carnide para a actividade de Rugby e apoio social.

 

 

 

Morada

Rua Rio Zêzere nº 2
Bairro Padre Cruz
1600-755 Lisboa

Telefone

217 145 811

Fax

217 165 517

E-mail

cfunidos@gmail.com

Partilhar