Gestão Participada   Projectos

Projecto PULSAR

Durante 3 anos (de 2011 a 2014), a Freguesia de Carnide usufruiu de projectos de intervenção comunitária no âmbito do Programa Bip-Zip co-financiados pela Câmara Municipal de Lisboa. Nestes 3 anos, e através deste financiamento, foi possível um acompanhamento ainda mais próximo junto da população através do Orçamento Participativo, Partilhado e Apadrinhado (OPPA) por parte da Junta de Freguesia e entidades parceiras, promovendo-se assim uma cidadania activa, a capacidade de auto-organização e a procura colectiva de soluções e de definição de prioridades, através da participação e envolvimento de toda a população e das entidades locais na melhoria das condições de vida dos moradores.

Em 2015, após o término do finaciamento BIP-ZIP aos projectos apresentados pela Junta de Freguesia, e estando conscientes de que este trabalho não podia terminar assim abruptamente porque os prejudicados seriam sempre os moradores, a Junta de Freguesia lançou o Projecto PULSAR (PULSAR = sentir a população, renovar esperanças, melhorar as relações entre vizinhos e comunidade, melhorar o estar na sua rua, lote e casa), com financiamento próprio, para dar continuidade ao que já tinha sido desenvolvido. Destes 3 anos de implementação do PULSAR, os “padrinhos” continuaram a efectuar, com bastante empenho, dedicação e envolvimento, esta tarefa de acompanhamento/apadrinhamento aos lotes, dinamização dos Dias dos Vizinhos como mais um momento comunitário de reforço das relações de vizinhança e instituições e, volvidos estes anos, este trabalho deu frutos e as primeiras comissões de lote foram constituídas. Actualmente são apadrinhados 45 lotes no Bairro da Horta Nova, 102 lotes no Bairro Padre Cruz e existem entidades parceiras responsáveis pela animação territorial no Centro Histórico de Carnide.

Dias do Vizinho

No âmbito do Projecto PULSAR, todos os anos, a Junta de Freguesia de Carnide, em colaboração com a Gebalis e as entidades parceiras do projectos, promove as comemorações do Dia do Vizinho no Centro Histórico, Bairros da Horta Nova e Padre Cruz, durante o mês de Maio.

Nestes dias, pretende-se proporcionar momentos de muita partilha, convívio entre as entidades que trabalham no bairro e os seus moradores, bem como promover actividades culturais e desportivas.

Campanha de Sensibilização aos Dejetos Caninos

A Junta de Freguesia de Carnide, nomeada Eco-Freguesia desde 2018, procura soluções para uma freguesia cada vez mais ecológica e sustentável que promova os espaços públicos com mais qualidade para todos.

A problemática dos Dejectos Caninos afecta todos os que residem e trabalham na freguesia, condicionando-os na utilização dos espaços. Seja nas ruas ou nos parques qual de nós não tropeçou ainda neste problema.

Tendo em conta o perfil educador e participativo que caracteriza Carnide, está a ser trabalhada uma campanha que sensibiliza a população para os cuidados que devem ter para que esta problemática se torne cada vez menos visível nas ruas da nossa freguesia.

Atendimento descentralizado - Próximo sábado

Atendimento descentralizado - Próximo sábado

Dia 10 de Novembro a CARAVANA DA CIDADANIA estará junto ao Centro Cultural de Carnide no Bº. Padre Cruz. Das 10h00 às 18h00 haverá atendimento descentralizado e um conjunto de actividades.

Acesso gratuito à internet, jogos tradicionais, pinturas faciais, aulas de teatro e de capoeira, malabarismo, entre outras.

OPPA – Orçamento Participativo, Partilhado e Apadrinhado 2012-2013

OPPA – Orçamento Participativo, Partilhado e Apadrinhado 2012-2013

É uma dinâmica assente na participação directa dos cidadãos:

  • na identificação dos problemas e das necessidades locais,
  • na definição de prioridades,
  • na realização e fiscalização das intervenções,
  • assim como na sua monitorização e avaliação.

Neste momento o projecto está em execução em 3 bairros da freguesia: Centro Histórico, Horta Nova e AUGI's.

Cada entidade parceira apadrinha uma rua/lotes de um dos bairros da Freguesia de Carnide. Pretende-se assim um contacto próximo e regular com os seus moradores e comerciantes, ajudando na integração dos mesmos no bairro em que habitam e reforçando também os laços de vizinhança.
Este programa teve inicio em Setembro de 2012 e, esta 1ª fase, vai desenvolver-se até Junho de 2013 e consiste nas seguintes fases:

  • lançamento público do programa e sua sensibilização junto dos moradores - contactos das entidades que apadrinham as ruas/lotes com a população,
  • levantamento das necessidades apresentadas pelos moradores,
  • estudo de viabilidade técnica e financeira dessas propostas, como por exemplo emparedamento de edifícios devolutos, colocação de pilaretes, pintura de muros, colocação de floreiras, reparação das caixas do correio, etc
  • execução física das propostas,
  • apresentação dos resultados.

O programa OPPA requer um debate que permite passar do individualismo à construção de consensos. É um processo de construção de confiança mútua e de cooperação que visa encontrar as soluções mais eficientes para fazer face aos problemas.

BIP ZIP's em Carnide

BIP ZIP's em Carnide

O Programa BIP-ZIP - Bairros e Zonas de Intervenção prioritária de Lisboa é criado pela Câmara Municipal de Lisboa, no quadro do Programa Local de Habitação (PLH), como um instrumento de política pública municipal que visa dinamizar parcerias e pequenas intervenções locais de melhoria dos "habitats" abrangidos, através do apoio a projectos levados a cabo por juntas de freguesia, associações locais, colectividades e organizações não governamentais, contribuindo para o reforço da coesão socio-territorial no município.

Na freguesia de Carnide o projeto atua da seguinte forma:

Padre Cruz com Padrinhos

Um programa promovido pela Junta de Freguesia de Carnide, co-financiado pela Câmara Municipal de Lisboa e que conta com os seguintes parceiros:

  • Associação Azimute Radical;
  • Associação Cultural Ginga Brasil;
  • Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do B.º Padre Cruz;
  • Associação Tenda;
  • Grupo de Teatro do Oprimido;
  • Grupo Recreativo Escorpiões Futebol Clube;
  • Lua Cheia - Teatro para Todos;
  • Umbigo - Companhia de Teatro.

Este programa, e neste segundo ano de actividade, pretende intervir em mais 41 prédios. Queremos intervir nos lotes: 18 ao 32, 36, 37 e do 52 ao 74. Cada prédio terá uma instituição que vai apadrinhar os seus moradores.

OPPA Carnide!!!

Um programa promovido pela Junta de Freguesia de Carnide, co-financiado pela Câmara Municipal de Lisboa e que conta com os seguintes parceiros:

  • Agrupamento 73 - Carnide;
  • ARPIC - Associação de Reformados, Pensionista e Idosos de Carnide;
  • Associação Armazém Aér(i)o;
  • Associação Auxiliadora de Instrução em Carnide;
  • Carnide Clube;
  • Estorias de se tirar o chapéu;
  • Lua Cheia - Teatro para todos;
  • Núcleo Associativo Moradores e Amigos Centro Histórico Carnide;
  • Teatro de Carnide;
  • Teatro do Silêncio.

Este programa pretende intervir em todas as ruas do bairro.

OPPA Horta Nova!!!

Um programa promovido pela Junta de Freguesia de Carnide, co-financiado pela Câmara Municipal de Lisboa e que conta com os seguintes parceiros:

  • APOD - Associação Para o Desenvolvimento do Bairro da Horta Nova;
  • ARPIC - Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Carnide;
  • Associação de Pais e Encarregados de Educação da Horta Nova;
  • Crescer a Cores;
  • Grupo de Acção Comunitária / Sol Nascente;
  • Horas de Sonho, Apoio à Criança e à Família, CRL;
  • Juventude da Horta Nova;
  • Associação NUPIC.

Este programa pretende continuar a intervir em todos os lotes do bairro. Tal como no ano passado, cada prédio terá uma instituição que vai apadrinhar os seus moradores.

Augi´s com Futuro!

Um programa promovido pela Junta de Freguesia de Carnide, co-financiado pela Câmara Municipal de Lisboa e que conta com os seguintes parceiros:

  • Associação Mãos no Mundo;
  • Crescer a Cores;
  • Ler por Aí.

Este programa pretende intervir em todos as ruas do bairro e, neste sentido, cada prédio terá uma instituição que vai apadrinhar os seus moradores.

Orçamento Participativo

Em Novembro de 2004 a Junta de Freguesia lançou pela primeira vez o desafio à participação através do Orçamento Participativo. A implementação deste instrumento em Carnide marcou a criação de um novo mecanismo de tomada das principais decisões de interesse para a Freguesia. Nesse ano tiveram lugar 10 reuniões participadas por 225 pessoas.
Em 2005 esta iniciativa não teve lugar devido à realização das eleições autárquicas.

Em 2006 foram preenchidos 242 inquéritos e realizadas 6 sessões públicas onde participaram 163 pessoas, ou seja, foram ouvidas 405 pessoas.

Em 2007 foram entregues 588 inquéritos, realizadas 16 sessões públicas descentralizadas, onde estiveram presentes 487 pessoas. Foram ainda realizadas Assembleias de alunos, envolvendo 786 crianças e jovens.

No total recebemos 2291 contributos.

Orçamento Participativo de Crianças e Jovens

Numa sociedade cada vez mais individualista e numa grande cidade como a de Lisboa havia que encontrar estratégias no sentido de promover a participação activa e permanente de todos os cidadãos.

Esta experiência integra-se num projecto mais amplo que tem como intenção criar e manter canais diversificados de comunicação, de consulta e de tomada de decisões que envolvessem a comunidade, quer através de uma participação individual, quer em colectivo, através de grupos formais ou informais, incluindo as crianças e jovens.

Este projecto de Participação Cidadã, é essencialmente um processo educativo que permite a partir de situações particulares e locais, discutir questões mais amplas para a Freguesia e para a Cidade. A Freguesia de Carnide encara a Educação como um direito fundamental, propondo-se a educar a tempo inteiro.

Com o projecto promove-se a liberdade de expressão e o diálogo em condições de equidade, isto é, as crianças e jovens tiveram a mesma possibilidade que os adultos de intervir nas decisões politicas, sociais e economicas da sua freguesia. A exemplo, na fase de consulta e discussão pública, as crianças e jovens levantaram questões relacionadas com a sua freguesia, focando problemáticas associadas ao Espaço Público, Higiene Urbana e Educação (entre outras).

Salienta-se que crianças para além de levantarem os problemas, apresentaram na maioria das vezes soluções para os mesmos.

Todos os projectos dinamizados na área da cidadania tem como eixo central o mascote o - SOU.

SOU, a mascote da cidadania

SOU, a mascote da cidadania

O SOU, a mascote da cidadania, começou no dia 5 de outubro a visitar os Jardins e Escolas de 1º ciclo da freguesia, desejando um excelente ano lectivo a todos. O objectivo destas visitas foi convidar as turmas a participarem no projecto pedagógico dinamizado pela Junta de Freguesia "Joga com o SOU" que consiste em dinâmicas, jogos e músicas num CD temático que trabalham as áreas da cidadania, as regras em grupo e o desenvolvimento de algumas competências sociais e pessoais. As turmas já começaram a inscrever-se e as crianças poderão jogar com o Sou a partir de Novembro!