Destaques Freguesia

Sistema Piloto de Estacionamento de Duração Limitada Zona 045

19 de Janeiro de 2010
Sistema Piloto de Estacionamento de Duração Limitada Zona 045

Alargamento do Período de Fiscalização no Sistema Piloto de Estacionamento de Duração Limitada Zona 045.

Como é sabido, desde há longo tempo que os residentes do Bairro da Quinta da Luz se debatem com o problema de falta de área de estacionamento resultante da proximidade do crescente pólo de comércio, serviços e transportes C.C. Colombo / Colégio Militar e Estádio da Luz, cujos fluxos de clientes, funcionários e utentes promovem a ocupação automóvel excessiva e o caos na zona de estacionamento desta área residencial.

De modo a responder ao referido problema, a Câmara Municipal de Lisboa, implementou de forma faseada e concertada com as entidades locais um Sistema Piloto de Estacionamento (aprovado em Assembleia Municipal "Regulamento Especifico de Estacionamento de Duração Limitada Zona 045 - Quinta da Luz*) que prevê uma Área de Estacionamento de Duração Limitada (tarifado a visitantes e gratuito a residentes com dístico) e Zonas de Acesso Automóvel Condicionado (designadas de Bolsas de Residentes, portanto, gratuita a residentes com dístico).

Estando o presente projecto no seu período experimental, é importante que as entidades competentes (ex. EMEL) monitorizem o desenvolvimento do processo para que este se torne efectivamente consequente nos seus correctos objectivos.

Neste âmbito, deve ser já nesta etapa assinalado, o frequente incumprimento das regras no que diz respeito às Bolsas de Residentes, que (segundo a Associação de Moradores da Quinta da Luz) são ocupadas indevidamente por automóveis sem dístico fora do horário de fiscalização da EMEL das 8 às 20 horas e durante os fins-de-semana.

Os eleitos da Assembleia de Freguesia de Carnide recomendam o alargamento do período de fiscalização das Zonas de Acesso Automóvel Condicionado (Bolsas de Residentes) ao horário integral do seu funcionamento, ou seja, integrando o período das 20 até às 8 horas durante a semana e durante os fins-de-semana.

*Publicado a 30 de Outubro, Boletim Municipal - II Suplemento n.º 767

Aprovado por unanimidade.

Partilhar