Destaques Eventos

Feira da Luz 2018

Comunidade - 15 de Setembro de 2018 - 10h00 - Jardim da Luz, Carnide
Datas alternativas: de 1 a 30 de Setembro

O Sábado, dia 15, será em grande com a programação a arrancar logo de manhã, a partir das 10h, com uma visita guiada em Carnide. Aqui está a lista de eventos:

DIA 15 – Sábado

- 10h

Visitas guiadas ao Centro Histórico de Carnide – Convento de Santa Teresa (Rua do Norte)

Encontro no Largo das Pimenteiras (em frente ao edifício sede da JFC)

INSCRIÇÕES LIMITADAS ATÉ AO DIA 14 DE SETEMBRO, NA SECRETARIA DA JUNTA DE FREGUESIA DE CARNIDE (DE 2.ª A 6.ª FEIRA DAS 9H30 ÀS 19H30) OU PELO E-MAIL ANOSSAJUNTA@JF-CARNIDE.PT

Prod. Junta de Freguesia de Carnide, Paróquia de S. Lourenço – Carnide e Centro Cultural Eça de Queirós / Telheiras

- 15h

Aldeia do Desporto – Clubes e Associações em stand: o desporto do seu bairro, mais perto de si

- A partir das 15H: CrossFit (todas as idades) – sessões de 30 minutos

- A partir das 15h: Quizz “Desporto para transformar o Mundo” (Associação Nacional de Futebol de Rua – Projecto Bola P’ra Frente)

Recinto da Feira

Pinturas faciais e Modelagem de Balões

Interior do jardim

Prod. Associação Mãos do Mundo

Leitura Encenada

Interior do Jardim da Luz

Org. Biblioteca Natália Correia – Junta de Freguesia de Carnide

- 16h

Jogos Tradicionais

Interior do Jardim da Luz

Prod. Azimute Radical

- Das 16h às 18h

Interacção com cavalos

Quinta das Carmelitas (entrada pelo portão situado nas traseiras do palco)

Uma experiência de andar a cavalo com militares da GNR. Para todas as idades.

Crianças que ainda não tenham iniciado a marcha não poderão participar na actividade. Eventualmente, podem ser tiradas fotos mas a GNR não se responsabiliza por qualquer incidente.

Participação gratuita pela ordem de chegada e de acordo com os períodos normais de descanso do animal.

Org. GNR

- 21h

Flashmob

Recinto em frente ao palco

Prod. Associaço Mãos do Mundo

- 21h30

Concerto com CARAPAUS, AZEITE & ALHO

Palco

Ligada à tradicional romaria que se realizava anualmente, em setembro, no Santuário da Nossa Senhora da Luz, a feira era complemento das festividades religiosas que duravam vários dias, atraindo numerosos forasteiros da capital e arredores. Embora se possa considerar tão antiga como o próprio culto e remonte, certamente, à Idade Média, foi durante os séculos XVI e XVII que começou a adquirir maior projeção.

No início, a feira surgiu integrada nas festividades religiosas, com barracas de comes e bebes, vendedores de medalhas, registos de santos, rosários e objetos religiosos. Pouco a pouco, foi-se ampliando e surgiram os louceiros, vendedores de fruta, cesteiros e, por último, os negociantes de gado. Chegou a realizar-se uma feira de gado, quinzenalmente, no segundo domingo de cada mês, mas a feira anual era o grande atrativo para os negociantes de cavalos e de gado vacum. Em 1881, por regulamento camarário (na altura, Câmara de Belém), a feira passou de três para cinco dias com o mercado de gado de 8 a 11 de setembro e os restantes produtos nos seguintes.

Em 1929, com o estabelecimento da linha de elétricos que ligava os Restauradores a Carnide, o acesso ficou mais fácil e foi estabelecido um novo calendário, prolongando-se a feira desde o primeiro sábado até ao último domingo de setembro.

Desde 1992 a Junta de Freguesia de Carnide alia-se culturalmente às festividades da Feira da Luz que, em setembro, culminam com a Procissão da Nossa Senhora da Luz.

A Feira da Luz é, atualmente, organizada pela Junta de Freguesia de Carnide.

.

A Feira da Luz é, atualmente, organizada pela Junta de Freguesia de Carnide.