Destaques Eventos

Feira da Luz 2018

Comunidade - 1 de Setembro de 2018 - 10h00 - Jardim da Luz, Carnide
Datas alternativas: de 1 a 30 de Setembro

No dia 1 de setembro, na noite de arranque da Feira da Luz 2018, serão os Radiofive a pisar o palco do recinto a partir das 21h30.

Mas a programação começa ao final da manhã:

- Das 11h às 00h

Há Artesanato na Feira

Interior do Jardim da Luz

Org. Junta de Freguesia de Carnide e Associação Azimute Radical

- 18h

Inauguração Oficial da Feira da Luz com a presença do Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Carnide e inauguração da exposição temática “Carnide, Ecofreguesia XXI”

Stand da Junta de Freguesia de Carnide (JFC)

- 18h30

Exposição LUSOTEK’18 – Fotografia Subaquática

Patente ao público até ao dia 9

Stand JFC

- 19h

Desfile e exibição da Grande Marcha Popular de Carnide 2018

Recinto da Feira

Prod. TC Teatro Carnide

Ligada à tradicional romaria que se realizava anualmente, em setembro, no Santuário da Nossa Senhora da Luz, a feira era complemento das festividades religiosas que duravam vários dias, atraindo numerosos forasteiros da capital e arredores. Embora se possa considerar tão antiga como o próprio culto e remonte, certamente, à Idade Média, foi durante os séculos XVI e XVII que começou a adquirir maior projeção.

No início, a feira surgiu integrada nas festividades religiosas, com barracas de comes e bebes, vendedores de medalhas, registos de santos, rosários e objetos religiosos. Pouco a pouco, foi-se ampliando e surgiram os louceiros, vendedores de fruta, cesteiros e, por último, os negociantes de gado. Chegou a realizar-se uma feira de gado, quinzenalmente, no segundo domingo de cada mês, mas a feira anual era o grande atrativo para os negociantes de cavalos e de gado vacum. Em 1881, por regulamento camarário (na altura, Câmara de Belém), a feira passou de três para cinco dias com o mercado de gado de 8 a 11 de setembro e os restantes produtos nos seguintes.

Em 1929, com o estabelecimento da linha de elétricos que ligava os Restauradores a Carnide, o acesso ficou mais fácil e foi estabelecido um novo calendário, prolongando-se a feira desde o primeiro sábado até ao último domingo de setembro.

Desde 1992 a Junta de Freguesia de Carnide alia-se culturalmente às festividades da Feira da Luz que, em setembro, culminam com a Procissão da Nossa Senhora da Luz. O que este ano volta a acontecer entre 1 e 30 de Setembro no Jardim da Luz.