DIA MUNDIAL DO TEATRO

Actividades - 27 de Março de 2021

"Ir ao teatro é crescer, aprender, rir, amar, identificar-se, é ler um livro com a alma" — Lell Trevisan

Em pleno contexto pandémico, a Junta de Freguesia de Carnide decidiu apoiar as companhias e associações culturais locais num total de 15 000,00 EUR, adiando a habitual homenagem, no Dia Mundial do Teatro, a uma das suas figuras.

Carnide tem uma ligação histórica ao teatro, seja pelas salas de espectáculos aqui existentes, seja pelas companhias sediadas na freguesia onde têm nascido algumas das obras mais marcantes dos últimos tempos e onde têm nascido alguns dos talentos mais promissores desta arte ao longo de várias gerações.

Todos os anos, a Junta de Freguesia dedica o Dia Mundial do Teatro (27 de Março) para homenagear as gentes que o constroem. Entre actores, encenadores, assistentes de palco ou de tantas outras áreas vitais nos corredores de um teatro, todos merecem reconhecimento. Esse tem sido o mote para a celebração deste dia ao longo dos últimos anos. Um dia que começa cedo, meses antes, com a preparação de um espectáculo que percorre a vida e obra do homenageado, a apresentar juntamente com uma exposição e uma cerimónia de distinção honrosa.

Em 2021, Carnide voltará a homenagear o Teatro e as suas gentes e, de forma inédita, apoiará directamente 15 membros da Rede da Cultura de Carnide. Serão 15 000 euros a distribuir por igual entre 15 associações e companhias que trabalham todos os dias ao lado da comunidade de Carnide na promoção da Cultura e que protegem quem a cria, entre elas a Casa do Artista e a União Audiovisual (que tem estado ao lado dos profissionais da arte, com uma acção que Carnide considera louvável, de enorme espírito humanitário e de justiça para com aqueles que ficaram "sem palco" como efeito do confinamento).

Um Dia Mundial do Teatro celebrado ao lado de todos os que o criam, em Carnide e não só.