Destaques Eventos

FEIRA DA LUZ 2017 - INAUGURAÇÃO DA FEIRA E DA EXPOSIÇÃO TEMÁTICA "CARNIDE É.."

Comunidade - 26 de Agosto de 2017 - 18h00 - Jardim da Luz, Carnide
Datas alternativas: 26 de Agosto a 24 de Setembro

FEIRA DA LUZ 2017

Inauguração da Feira da Luz e da Exposição Temática "Carnide é..."

Ligada à tradicional romaria que se realizava anualmente, em setembro, no Santuário da Nossa Senhora da Luz, a feira era complemento das festividades religiosas que duravam vários dias, atraindo numerosos forasteiros da capital e arredores. Embora se possa considerar tão antiga como o próprio culto e remonte, certamente, à Idade Média, foi durante os séculos XVI e XVII que começou a adquirir maior projeção.

No início, a feira surgiu integrada nas festividades religiosas, com barracas de comes e bebes, vendedores de medalhas, registos de santos, rosários e objetos religiosos. Pouco a pouco, foi-se ampliando e surgiram os louceiros, vendedores de fruta, cesteiros e, por último, os negociantes de gado. Chegou a r...ealizar-se uma feira de gado, quinzenalmente, no segundo domingo de cada mês, mas a feira anual era o grande atrativo para os negociantes de cavalos e de gado vacum. Em 1881, por regulamento camarário (na altura, Câmara de Belém), a feira passou de três para cinco dias com o mercado de gado de 8 a 11 de setembro e os restantes produtos nos seguintes.
Em 1929, com o estabelecimento da linha de elétricos que ligava os Restauradores a Carnide, o acesso ficou mais fácil e foi estabelecido um novo calendário, prolongando-se a feira desde o primeiro sábado até ao último domingo de setembro.

Desde 1992 a Junta de Freguesia de Carnide alia-se culturalmente às festividades da Feira da Luz que, em setembro, culminam com a Procissão da Nossa Senhora da Luz.
A Feira da Luz é, atualmente, organizada pela Junta de Freguesia de Carnide.

Consulte o programa no evento do facebook:
ou na agenda de eventos do site da JFC!